5 Dicas do cotidiano para economizar em casa
1. Água
Seja por fins econômicos ou ambientais, a economia de água é muito importante. Existem várias maneiras de reduzir esse consumo dentro de casa. Algumas das mais comuns incluem: tomar banhos breves, ensaboar a louça com a torneira desligada (ou adquirir uma máquina de lavar louça, que costuma ser mais econômica) e lavar roupas apenas quando a máquina estiver realmente cheia, evitando usos desnecessários. Desligar a torneira enquanto escova os dentes também é uma ótima opção.
2. Energia elétrica
Similar à água, a energia elétrica pode ser economizada de diferentes formas. Seja desligando as luzes quando você sair de um ambiente, pensando no que vai pegar antes de abrir a geladeira ou ligando o ar-condicionado apenas nos dias mais extremos, o que vale é estar sempre atento ao consumo de energia.
3. Crie sua horta
Esta é mais direcionada às pessoas que têm um espaço de sobra no quintal: já pensou em investir em uma horta feita por você mesmo? O lixo orgânico (resto de frutas, vegetais, etc.) pode servir de adubo e, de quebra, você ganhará uma horta livre de agrotóxicos. Para quem mora em casas ainda maiores também há a opção de plantar árvores frutíferas. Desse jeito, você também risca alguns itens da sua lista de compras do supermercado: afinal, algumas coisas você já vai ter ali no seu gramado mesmo. ;)
4. Compras
Ok, o supermercado pode ser a opção mais conveniente, mas também é a mais cara. Procure comprar em mercadinhos, feiras, açougues e padarias locais que, além de incentivar o comércio local, pode ajudar a sua carteira. Por fim, sempre faça uma lista antes de ir às compras, para evitar aquisições desnecessárias.
5. Faxina
Fazer a própria faxina é outra forma efetiva de reduzir os gastos fixos em casa. Melhor, depois de adotar esse hábito você passará a ter mais cuidado na hora de sujar/bagunçar algum cômodo da casa.
6. Alimentação
O último item da nossa lista é um dos que mais gera economia: comida! Sim, tele-entrega e comer fora é algo realmente prático, afinal, quem não tem preguiça de cozinhar depois de passar o dia inteiro trabalhando? Mas quando o custo vai para a ponta do lápis no final do mês… a conta fica bem cara. Cozinhar em casa é uma boa alternativa nesse sentido, e você ainda ganha pontos por poder cozinhar refeições mais saudáveis. Que tal aproveitar e cozinhar a mais para levar comida para o trabalho e economizar no almoço também?